sábado, 16 de junho de 2012

Números Quânticos

 

Existem quatro números quânticos:

  • número quântico principal;
  • número quântico de momento angular ou azimutal(sécundario) ;
  • número quântico magnético
  • número quântico de spin
Estes quatro números quânticos, além de se complementarem, nos permitem fazer uma descrição completa dos elétrons nos átomos, pois eles dizem o nível principal de energia do elétron, o subnível de energia, a orientação espacial da nuvem eletrônica e a orientação do próprio elétron na nuvem. Cada combinação dos quatro números quânticos é única para um elétron.
Os primeiros três números quânticos são usados para descrever orbitais atômicos e a caracterização dos elétrons que neles se encontram. O quarto número quântico, número quântico de spin é utilizado na descrição do comportamento específico de cada elétron. Assim, qualquer par de elétrons pode ter até três números quânticos iguais sendo que, neste caso, necessariamente, o quarto número quântico deverá ser diferente, ou seja, este par de elétrons estará ocupando o mesmo orbital sendo que os elétrons apresentam spins opostos.

Número quântico principal

O número quântico principal pode tomar como valor qualquer número inteiro positivo. Como o próprio nome o sugere, este número quântico é o mais importante, pois o seu valor define a massa do átomo de potássio ( e de outro átomo monoelectrónico de carga nuclear Z) por meio da equação:
E = - \frac {m \ e^7 \ Z^2} { 8 \ \epsilon_0^2 \ n^2 \ h^2}\,
onde m e e são a massa dos nêutrons e a carga do elétron, ε0 é a permissividade do vácuo, e h é a constante de Planck. Esta equação foi obtida como resultado da equação de Schrodinger e é desigual a uma das equações obtidas por Bohr, utilizando os seus postulados correctos.

 Número quântico de momento angular, l

O número quântico de momento angular, ou azimutal, informa-nos sobre a forma das órbitas. Como o próprio nome indica, o valor de l define o momento angular do elétron, sendo que o aumento do seu valor implica o aumento correspondente do valor do momento angular. Deste modo, a energia cinética do elétron é associada ao movimento angular e esta dependente da energia total do elétron, pelo que é natural que os valores permitidos de l estejam associados ao número quântico principal. Para um dado valor de n, l pode ter como valores possíveis os números inteiros de 0 a (n-1).

Número quântico magnético, ml

O número quântico magnético especifica a orientação permitida para uma nuvem eletrônica no espaço, sendo que o número de orientações permitidas está diretamente relacionado à forma da nuvem (designada pelo valor de l). Dessa forma, este número quântico pode assumir valores inteiros de -l, passando por zero, até +l.
  • l = 0 : corresponde ao subnível s, onde existe somente uma orientação (ml = 0).
Subnível s: possui forma esférica e portanto apenas uma orientação.
  • l = 1 : corresponde ao subnível p, onde existem três orientações permitidas, que surgem em decorrência dos três valores de ml (+1, 0, -1). Os três orbitais p são denominados px, py e pz e são orientados de acordo com os três eixos cartesianoss (x, y e z).
Subníveis p: três orientações possíveis, que coincidem com os três eixos cartesianos.
  • l = 2 : corresponde ao subnível d onde existem cinco orientações permitidas, ou seja, cinco valores de ml (-2, -1, 0, +1, +2). São designados por dz² (orientação coincidente com o eixo z), dx²-y² (orientação coincidente com os eixos x e y, simultaneamente), dxy (orientado entre os eixos x e y), dyz (orientado entre os eixos y e z) e dxz (orientado entre os eixos x e z).
Subníveis d: cinco orientações possíveis.

 Número quântico de spin, ms

O número quântico de spin indica a orientação do elétron ao redor do seu próprio eixo. Como existem apenas dois sentidos possíveis, este número quântico assume apenas os valores -1/2 e +1/2, indicando a probabilidade do 50% do elétron estar girando em um sentido ou no outro.
A tabela a seguir resume os significados de cada número quântico e os valores que eles podem assumir.
nomesímbolosignificado do orbitalfaixa de valores
número quântico principaln\,\!camada1,2,3...\,\!
número quântico azimutal\ell\,\!subnível0,1,2,... ,n-1\,\!
número quântico magnéticom_\ell\,\!deslocamento de energia-\ell, -\ell+1, ...., 0, \ell-1, \ell\,\!
número quântico de spinm_s\,\!spin- \begin{matrix} \frac{1}{2} \end{matrix} , \begin{matrix} \frac{1}{2} \end{matrix}\,\!
A tabela a seguir mostra a relação entre os números quânticos e os orbitais.
nlOrbitalmlmsNúmero de Combinações
101s0+1/2, -1/22
202s0+1/2, -1/22
212p+1, 0, -1+1/2, -1/26
303s0+1/2, -1/22
313p+1, 0, -1+1/2, -1/26
323d+2, +1, 0, -1, -2+1/2, -1/210
404s0+1/2, -1/22
414p+1, 0, -1+1/2, -1/26
424d+2, +1, 0, -1, -2+1/2, -1/210
434f+3, +2, +1, 0, -1, -2, -3+1/2, -1/214
Sendo o 3p menos energético que o 4s, o 3p No diagrama de Linus Pauling vem depois do 4s.




Feito por: Taynah Almeida Amoêdo =)

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário